segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Carro movido a Hidrogênio

A Honda, fabricante japonesa de carros, após pesquisas lança em 2008 os primeiros carros movidos a hidrogênio. Um primeiro modelo, chamado FCX Clarity, movido a hidrogênio e eletricidade tem tamanho médio (espaço para 4 pessoas), e emite apenas vapor d'água. Uma inovação, e mesmo com essa condição, uma das maiores dificuldades para o uso em larga escala dos carros movidos a hidrogênio é a falta de postos de abastecimento. À seguir estamos apresentando uma reportagem que diz respeito a esse modelo de carro que foi apresentado no Salão do Automóvel 2010.


                   
    Movido a hidrogênio, o carro é uma proposta ecológica para o futuro


A Honda revela em seu estande no Anhembi a versão de produção do sedã FCX Clarity, um carro ecologicamente correto que foi exibido como conceito no Salão de Los Angeles em 2008. Movido a hidrogênio, o sedã de quatro lugares apresenta zero emissão de poluentes e já pode ser visto circulando pelas ruas nos Estados Unidos. 


Seu funcionamento envolve uma pilha de combustível que opera em conjunto com as baterias de íon de lítio de 288V e um tanque de hidrogênio. O hidrogênio reage com o oxigênio do ar, gerando a energia elétrica que alimenta os motores e faz com que o carro ande. O resultado dessa reação é apenas vapor d’água, único composto que o veículo expele pelo escapamento. De acordo com a Honda, um tanque de hidrogênio fornece energia para o veículo percorrer cerca de 450 km. O motor elétrico do Clarity é capaz de gerar 134 cv de potência e 26,13 kgfm de torque, levando o modelo à velocidade máxima de 160 km/h e com consumo de 96 quilômetros por quilograma de combustível. O câmbio que equipa o modelo é automático CVT.


Seu design é o mesmo de um sedã convencional, com destaque para a traseira mais alta e acentuada. O modelo exibe faróis alongados, linha de cintura elevada, lanternas que invadem a tampa do porta-malas e um vidro escuro localizado na tampa do bagageiro que aumenta a visibilidade do motorista. Com 4,83 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,47 m de altura e 2,8 m de distância entre-eixos, o espaço interno do sedã é bastante privilegiado. Já o porta-malas possui capacidade para 371 litros, isso porque o tanque de hidrogênio fica posicionado atrás do banco traseiro.


O interior do Clarity, composto por materiais orgânicos, também mostra preocupação com o meio ambiente. O tecido que reveste o habitáculo, por exemplo, é fabricado a partir de milho fermentado, que emite menos CO2 em seu processo de fabricação que os tecidos convencionais. Os itens de série incluem rodas de alumínio de 16 polegadas, sistema de navegação que indica a localização dos postos de hidrogênio para reabastecimento, freios com ABS (anti-travamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), conexão via Bluetooth, piloto automático, ar condicionado de duas zonas e bancos aquecidos.



Ficha Técnica


Motor: elétrico com baterias de íon de lítio de 288V alimentadas por hidrogênio
Potência: 134 cv
Torque: 26,13 kgfm
Câmbio: automático CVT
Aceleração de 0 a 100 km/h:
Velocidade máxima: 160 km/h
Dimensões: comprimento 483 cm, entre-eixos 280 cm, altura 147 cm, largura 184 cm
Peso: 1625 kg
Matéria: Por Anamaria Rinaldi
Fotos: Christian Castanho / Silvio Gioia
Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/salao-do-automovel/2010/carros/fcx-clarity-605535.shtml

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