quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Definição: transportes

A palavra “transporte” vem do latim trans (de um lado a outro) e portare (carregar). Assim, em síntese, transporte é o movimento de pessoas ou coisas de um lugar para outro.
Os transportes contêm três elementos: infra-estrutura, veículos e operações comerciais. Infra-estrutura é a malha de transporte: rodoviária, férrea, aérea, fluvial, tubular, etc. Os veículos são automóveis, bicicletas, ônibus, trens e aeronaves, que utilizam essa malha. As operações são as formas como esses veículos utilizam a rede, como leis, diretrizes, códigos, etc.
Em relação aos tipos de meios de transporte, podemos citar os terrestres (carros, ônibus, trem), aquáticos (navios, barcos), aéreos (aviões, helicópteros) e tubular (gasoduto, oleoduto).
Se tratando de dados, podemos observar a estatística dos tipos de transportes no Brasil, pesquisa realizada em 1999. Em ordem de maior utilização, o 1º é o transporte rodoviário, com 61,82% de utilização. O 2º mais usado é o ferroviário (19,46%), em seguida o aquaviário (13,83%), dutoviário, contando com 4,58% e o  5º é o aéreo, com 0,31%.

(Resumo baseado nas informações do site: http://www.brasilescola.com/geografia/transportes.htm)

Um comentário:

  1. Ok, mas, vcs podem desenvolver melhor o tema.

    Cadê o conteúdo do blog? Fotos, vídeos, textos, atividades diferenciadas, exercícios, reportagens...

    Vamo lá, vcs são incríveis, aproveitem para mostrar ao mundo (através da internet) o quanto vcs são criativos e inteligêntes, porque eu sei que vcs são... hehe

    GEOTEACHER (TJ)

    ResponderExcluir