quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Transportes e preocupação com o meio ambiente

Atualmente a preocupação com o meio ambiente é um assunto bastante comentado em revistas, jornais, e até mesmo em discuções eleitorais de canditados à presidencia. Levando em conta esse assunto, empresas do ramo automobilístico fabricam protótipos que visam a conservação do meio em que vivemos. No Salão do Automóvel 2010, por exemplo, se encontra um carro que é feito de material reciclável. À seguir apresentaremos uma matéria sobre um carro da Smart, retirado do site Rota Orgânica.


Para reforçar a sua preocupação com o meio-ambiente, a smart, marca controlada pela Daimler lançou um carro conceitual feito com cubos de papelão reciclável de vários tamanhos e tonalidades de verde sobre a carroceria do modelo. O projeto contou com a parceria entre a empresa alemã de embalagens CD Cartondruck e a artista plástica Sarah Illenberger.
Segundo a smart, o fortwo ainda vem com carcaças dos espelhos retrovisores externos, os para-sois e tapetes feitos com esse mesmo tipo de papelão. Apesar de o material passar a impressão de fragilidade, a Cartondruck afirma que ele é resistente e pode suportar os efeitos do clima e do tempo.



“Com esse projeto queremos mostrar que o smart pode ser descartável, o que não significa que ele não possa ter uma impressão verdadeiramente duradoura, – mesmo quando construído a partir de um material pouco convencional”, explicou Marc Langenbrinck, diretor da smart.
O fortwo ficará exposto no espaço smart urban stage, em funcionamento na capital francesa, entre os dias 28 e 30, em um evento paralelo ao Salão do Automóvel de Paris.



Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/rotaorganica/2010/09/29/smart-mostra-carro-feito-de-material-reciclavel-em-paris/?topo=77,1,1,,,77

Definição: transportes

A palavra “transporte” vem do latim trans (de um lado a outro) e portare (carregar). Assim, em síntese, transporte é o movimento de pessoas ou coisas de um lugar para outro.
Os transportes contêm três elementos: infra-estrutura, veículos e operações comerciais. Infra-estrutura é a malha de transporte: rodoviária, férrea, aérea, fluvial, tubular, etc. Os veículos são automóveis, bicicletas, ônibus, trens e aeronaves, que utilizam essa malha. As operações são as formas como esses veículos utilizam a rede, como leis, diretrizes, códigos, etc.
Em relação aos tipos de meios de transporte, podemos citar os terrestres (carros, ônibus, trem), aquáticos (navios, barcos), aéreos (aviões, helicópteros) e tubular (gasoduto, oleoduto).
Se tratando de dados, podemos observar a estatística dos tipos de transportes no Brasil, pesquisa realizada em 1999. Em ordem de maior utilização, o 1º é o transporte rodoviário, com 61,82% de utilização. O 2º mais usado é o ferroviário (19,46%), em seguida o aquaviário (13,83%), dutoviário, contando com 4,58% e o  5º é o aéreo, com 0,31%.

(Resumo baseado nas informações do site: http://www.brasilescola.com/geografia/transportes.htm)